COMPARTILHE:

O Poder da Escrita Criativa

Não sabe o que é escrita criativa? Vamos te explicar.

Foi-se o tempo em que os textos tinham um caráter erudito, rebuscado, com tom de “ei, você só vai me entender com um dicionário do lado”. Hoje, com a comunicação rápida e espontânea trazida pelo mundo digital (e as gerações que cresceram mergulhadas neste mundo), a escrita deixou seu lugar junto às castas de renomados escritores e vestiu de vez seus trajes informais, humanizando a comunicação.

Logicamente, a escrita culta ainda tem seu espaço, seja em livros de literatura clássica, seja no meio acadêmico e diante de figuras de autoridade. Mas, no cotidiano, onde as regras são mais maleáveis, a linguagem culta é totalmente dispensável, permitindo que o texto seja mais criativo, menos engessado, mais espontâneo, menos robótico.

Isso muda tudo na forma em que nos comunicamos.

A escrita criativa e o tempo.

Com a Revolução Industrial (1760 a 1840), criou-se processos de manufatura que tratavam cada pessoa como apenas mais uma engrenagem em uma grande máquina. A comunicação entre empresa e público, empresa e empregados, neste período era objetiva, automática, intrusiva.

Com a chegada da Revolução Digital, as pessoas ganharam voz, espaço, rosto. Com maior autoridade e autonomia, aqueles que no passado eram tratados como peças descartáveis em um jogo de tabuleiro, passaram a serem as donas do jogo.

Que sentido há nisso?

A exemplo de um texto criativo publicitário, o que você pensa ao ler um texto como este?

“A fadiga dos viajantes é deliciosamente aliviada por um copo de Coca-Cola. Depois de uma viagem quente e cansativa não há nada que te refresque mais, ou que fortaleça suas faculdades para as delícias de passear e viajar. Vendido em todos os estabelecimentos, em garrafa, por 5 centavos.”

Há 100 anos a escrita criativa, na publicidade, se resumia a textos como este.
Há 100 anos a escrita criativa, na publicidade, se resumia a textos como este.

 

Este era o típico material publicitário utilizado nas campanhas da Coca-Cola quando ela ainda era um grilo no mercado; antes de ser uma das maiores empresas da história. O texto praticamente empurra a bebida na cara do leitor; e possível comprador. É um texto intrusivo, sintético e não humaniza a relação entre empresa e cliente, apenas diz: “Esse é meu produto, aqui é onde pode encontra-lo. Me dê seu dinheiro.”

A empresa evoluiu muito — como não poderia deixar de ser —, e hoje usa a criatividade para criar textos (publicitários) como este abaixo.

Texto curto, sim. Mas muito mais envolvente e original. Fez mais, com menos, a escrita criativa te permite isso.
Texto curto, sim. Mas muito mais envolvente e original. Fez mais, com menos, a escrita criativa te permite isso.

 

O público — a pessoa que lê, escuta, responde e pergunta — não tem mais interesse em se comunicar com uma máquina, porque ele, evidentemente, não é uma. Por mais óbvio que isso pareça, por muito tempo as relações entre criador e recepção, chefe e empregado, vendedor e cliente, escritor e leitor foi uma interação do tipo:

“Bip, bop, bup. Compre isso. Bip, bop. O que você deseja?” (faça voz de robô pra ler isso).

Quando falamos de escrita criativa, como você pode ver, estamos tratando de comunicação. Em um mundo impessoal, onde as interações entre as pessoas ocorrem de maneira original e espontânea, não há mais espaços para textos sintéticos que têm o único propósito derramar informação e vender um serviço ou um produto.

Hoje, uma comunicação eficiente se faz com conexão e empatia, e é neste contexto que entra a escrita criativa.

A escrita existe para comunicar, a criatividade para inovar.

Como já falamos, a escrita é uma ferramenta de comunicação, e uma comunicação eficiente nos dias de hoje não ocorre mais de maneira robotizada como nos tempos da tevê com Bombril na antena. Os atendentes de telemarketing hoje, por exemplo, são treinados e instruídos a atender cada cliente de uma maneira única. Cada caso é um caso. Não há mais necessidade de formalidades.

É assim também no texto.

Um texto criativo utiliza de figuras de linguagem, como metáforas e eufemismo, referências populares, histórias e todas as ferramentas que conseguir — e precisar — para criar conexão com o leitor e facilitar a comunicação de sua ideia.

Desta maneira ele consegue criar uma relação humanizada, empática, amigável e lúdica. Assim ele conquista, instiga, puxa o leitor pelo umbigo.

“Então 1 txt criativo pd sê iscrito axim?”

Não, um texto criativo não pode ferir os olhos de ninguém. A escrita criativa não é o mesmo que escrita errada, ela ainda se mantém dentro de todas as regras do bom português e nem usa a criatividade como pretexto para ofender, denegrir ou cometer erros ortográficos.

A diferença entre um texto culto e um criativo, resumindo, é que diferente do texto formal, que veste terno e gravata, ou do texto militar, que traja farda e botina, o texto criativo veste calça jeans, camiseta e meias soquete.

 

E aí, entendeu o que é um texto criativo? Continue acompanhando nosso blog, ainda vamos falar muito deste assunto.

Caso não aguente esperar, pode ler sobre como escrever de forma mais criativa, clicando aqui, ou descobrir o que é um artigo, clicando neste outro link.

COMPARTILHE:

O Poder da Escrita Criativa

Não sabe o que é escrita criativa? Vamos te explicar. Foi-se o tempo em que os textos tinham um caráter erudito, rebuscado, com tom de “ei, você só vai me entender com um dicionário do lado”. Hoje, com a comunicação rápida e espontânea trazida pelo mundo digital (e as gerações que cresceram mergulhadas neste mundo), […]

PORQUE CONTRATAR REVISOR DE TEXTO FREELANCER

      Vale a pena contratar revisor de texto freelancer? Certamente você já se pegou em uma situação que estava ou sem tempo, ou sem mãos suficientes para revisar seu texto. Para estas situações — e algumas outras — que a contratação de um revisor de texto freelancer se faz necessária. O revisor de texto freelancer […]

ESCREVEMOS TEXTOS PARA SEU SITE

Atualmente, as ferramentas de pesquisa do Google dão prioridade a sites com textos que deixam claro a intenção de seu conteúdo, sabia disso? Para se tornar relevante na internet é importante que seu site possua textos que sejam relevantes ao leitor, ao mesmo tempo que deixam claro ao seu público alvo qual é o propósito […]

ELABORAMOS AVISO DE PROTESTO POR EMAIL

ELABORAMOS AVISO DE PROTESTO POR EMAIL A crise está feia e a primeira coisa que o cara quebrado faz é parar de pagar boletos, promissórias, duplicatas. Se você é prestador de serviços ou micro empresário, está sentindo na pele a retratação, o encolhimento do mercado. A primeira coisa que o sujeito para de pagar é […]



DICAS PARA FAZER CORREÇÃO GRAMATICAL

DICAS PARA CORREÇÃO GRAMATICAL Escrever bem é escrever claro, não necessariamente escrever certo, certo? A frase bem humorada é de Luis Fernando Veríssimo, gênio do humor e da literatura que sempre primou por períodos curtos e sem grandes improvisos e ginásticas gramaticais. Nunca abusou dos adjetivos. E escreve assim, como neste texto: períodos curtos e […]

COMO FAZER UMA TESE DE MESTRADO

COMO FAZER UMA TESE DE MESTRADO Ponha duas coisas na sua cabeça quando tiver que elaborar uma tese de mestrado ou um trabalho de conclusão do curso. Em primeiro lugar, o seu professor ou examinador já leu tudo o que é disponível e existe na internet ou em literatura especializada. Por isso, se você copiar […]

DICAS PARA CONTRATAR SERVIÇO DE RESUMO ONLINE

DICAS PARA CONTRATAR SERVIÇOS DE RESUMO ONLINE Amigo, se você for ler tudo que te mandam ler na escola e na faculdade, não faz mais nada nessa vida. É claro que tem que enfiar a cara nos livros, tem que estudar, mas a vida é curta e não dá para esquecer dos outros afazeres ou […]

COMO FAZER UM ARTIGO ACADÊMICO

COMO FAZER UM ARTIGO ACADÊMICO? Diferentes dos demais tipos de artigos, o artigo acadêmico demanda alguns cuidados específicos, mas ainda assim acessíveis. Desde a escolha do tema, até a redação em si, há regras e métodos que fazem a diferença na concepção final do projeto. O artigo acadêmico, além de ter o propósito de instruir, […]

Ir para o Topo