Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O QUE É UM ARTIGO?

Um artigo, seja ele científico, de opinião ou jornalístico, é um texto elaborado com a finalidade de discorrer a respeito de um assunto específico, pautado em um tema estudado, ou compreendido, pelo escritor.
No geral é um material não muito extenso, que visa elucidar uma matéria, apresentar e discutir uma ideia, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa. Um artigo geralmente, não excede 20 página, mas pode ir além disso dependendo da complexidade do tema abordado e sua metodologia.

Agora um artigo de internet, que é um material com a mesma finalidade dos demais tipos de artigos, busca ser ainda mais sucinto e breve, trabalhando com não mais do que 2000 palavras na maior parte das vezes. Isso porque na grande rede, o público preza pela agilidade do conteúdo, sem rodeios.

Um artigo pode possuir três estilos distintos: informal, jornalístico e acadêmico. Eles se diferem no tocante ao seu linguajar, mas o objetivo é o mesmo, passar a informação ao leitor alvo, de forma clara, coerente e objetiva, esclarecendo os pontos nebulosos do assunto, incentivando o debate, o senso crítico e o conhecimento.

O artigo, como o conhecemos, teve sua origem no século XVIII. Surgiu como ideias que circulavam em cartas entre Paris e Londres. No período, este tipo de correspondência de expressão crítica entre eruditos e estudantes, ficou conhecido como Republique des Lettres, e teve um enorme problema de volume, já que com o tempo a quantia de cartas trocadas acabara por congestionar os correios. Com o tempo o método se profissionalizou e encontrou alivio através da impressa, sendo publicado em jornais e folhetins, na maioria das vezes sendo monopolizado pelos “endinheirados” da época.

Hoje o processo para escrever um artigo se tornou muito mais democrático, devido ao acesso a informação e aos meios de comunicação e publicação. Mas quem hoje pode publicar um artigo até mesmo nas redes sociais, mal imagina o quão trabalhoso era esse processo há dois séculos.

Precisa escrever um artigo mas não tem tempo, ou prática?

Nós temos uma equipe de redatores preparados para atender você, caso precise de uma mãozinha. Pode entrar em contato conosco através do telefone (34)3612-1362, ou pelo e-mail contato@palavrapronta.com.br.

Ou, clique aqui para requisitar um artigo, sem burocracia.

Se quiser aprender um pouco mais sobre como fazer artigos, não deixe de ler nosso artigo como fazer um artigo de opinião.

Explore mais

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a

Coluna

Origem da palavra Blog

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você