DICAS PARA FAZER CORREÇÃO GRAMATICAL

Compartilhar post

DICAS PARA CORREÇÃO GRAMATICAL

Escrever bem é escrever claro, não necessariamente escrever certo, certo? A frase bem humorada é de Luis Fernando Veríssimo, gênio do humor e da literatura que sempre primou por períodos curtos e sem grandes improvisos e ginásticas gramaticais. Nunca abusou dos adjetivos. E escreve assim, como neste texto: períodos curtos e sem nada “rebuscado”.

Mas chegou a hora de corrigir seu texto. Atenção: o seu editor de texto não pensa, é um robô. Ele vai tomar liberdades na hora de corrigir e pode deturpar o sentido de suas palavras. E há mais um perigo. Para o caso de você errar dentro da língua, ele não detecta: você quis escrever “manhã”, mas esqueceu o tiu. Como também existe a palavra “manha”, o editor de texto não vai grifar a palavra!

Entendeu? Revisão gramatical é importante na hora de finalizar um trabalho de faculdade, uma monografia ou tese. A ausência de um acento, um erro de concordância te derrubam. Eis alguns segredos para você mesmo tentar se ajudar: terminou de escrever, leia tudo de novo, em silêncio e em voz alta. Pare nos pontos, respire nas vírgulas, e atenção com as vírgulas. Elas derrubam muito escritor experiente.

Tenha certeza da grafia do que você escreve. Não exite em conferir no dicionário de papel ou virtual. Terminou a correção? A correção do autor nunca é cem por cento confiável. É como o pai que não enxerga os erros do filho. Peça a um amigo ou a um profissional para revisar gramaticalmente o texto, até contrate alguém pela internet. Há muitos. O mais barato e rápido você sabe quem é: Palavra Pronta. Estamos prontos para resolver o seu problema por um preço muito mais baixo do que você imagina.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo(a) a escrever melhor.

Precisa de dicas para fazer uma correção de texto? Temos um artigo inteiro dando dicas imperdíveis de como fazê-la. Só clicar no link.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a

Coluna

Origem da palavra Blog

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você