DICAS PARA FAZER UMA CORREÇÃO DE TEXTO

Compartilhar post

Ao realizar uma correção de texto precisamos entender que todo texto, independente do assunto, tem a intenção principal de comunicar uma ideia, uma informação, um conhecimento. Um texto incapaz de passar para seu leitor o sentido de suas palavras é um texto cocho, que muitas vezes atrapalha mais do que ajuda.

A língua escrita, diferente da língua falada — que é rotineira e dada a regionalismos —, tem um papel muito próprio. A fala permite erros pontuais de concordância, oferecendo maior flexibilidade na hora de ter uma conversa.
Já a escrita, tem o papel primordial de ser concisa, coerente e gramaticalmente precisa.

Uma frase mal falada pode ser corrigida no mesmo instante, mas uma mensagem escrita errada, ou mal interpretada, pode te prejudicar de diferentes formas. Errar é normal, mas evitar erros é coisa de gente precavida.

Pensando nisso, escrevemos algumas dicas para ajudá-lo(a) na hora de fazer uma correção de texto.

ESCREVER É RELER

É comum que na correria do dia a dia, mesmo tendo total domínio da língua, deixemos passar alguns erros bobos, nada mais normal. Por isso, é importante fazer uma releitura do texto assim que terminá-lo, e quantas vezes mais achar necessário.

Observe os verbos, e se estão conjugados da maneira correta. Se os pronomes e preposições estão em seu lugar próprio. Observe se há erros gramaticais. Atente-se a coerência do texto, se a sentença da frente faz sentido com a frase de trás. Se as pontuações estão bem empregadas. Se o texto começa introduzindo a mensagem, então a desenvolvendo, e por fim, finalizando-a.

Se possível, para evitar o problema de olhos viciados — quando o erro está ali escancarado, mas você já não consegue vê-lo porque seus olhos já se acostumaram a ele — peça que alguém leia para você. Um par de olhos a mais sempre é bem-vindo.

O MUNDO NÃO É UM GRANDE WHATASPP

Vivemos em uma era onde a comunicação é feita de maneira rápida e espontânea. Contrações, gírias e abreviações são permitidas desde que dentro de um contexto, como por exemplo, em mensagens de texto. Ao enviar e-mails, escrever artigos, dissertações, trabalhos, publicações etc, prefira errar pelo zelo do que arriscar cometer deslizes que poderiam ser evitados.

SAIBA QUAL MENSAGEM O TEXTO QUER PASSAR

O segredo para fazer um texto coerente e objetivo é saber de antemão a mensagem que ele quer transmitir. Seja para escrever um e-mail ou um artigo, tenha em mente o que pretende ser expressado. Assim, seu cérebro já estará trabalhando antes de você sequer começar a escrever; o que acaba facilitando a etapa de correção.

O texto não está pronto quando é escrito! Por isso, se ele não está congruente na primeira vez, não tenha vergonha em reler e reescrever alguns parágrafos, se necessário. O importante é não passar ele para a frente sem transmitir a mensagem pretendida.

PARA QUEM É O TEXTO?

Você não fala com uma criança da mesma maneira que fala com o seus colaboradores, não é mesmo? Da mesma maneira, quando for escrever tenha em mente quem será seu leitor.

O texto para um cliente precisa ser solícito e amigável. Uma propaganda deve oferecer um produto (ou serviço) de forma que instigue uma emoção no possível cliente; se a propaganda é voltada para adolescentes, não faz sentido um texto formal. Se é um artigo para um site de casamento, corte todas as menções a relacionamentos negativos e situações que prejudiquem a experiência dos noivos que estão buscando se inspirar.

CORRIGIR TAMBÉM É CORTAR

Seja apenas para dar volume ao material, ou porque achamos que todas as nossas ideias merecem um lugar no papel, é comum que um texto seja maior do que deveria. Um texto prolixo nos dias de hoje pede para não ser lido. Por isso, ao fazer a correção de um texto, além de caçar erros gramaticais, leve um facão para cortar tudo que está em excesso.

Palavras e orações tem seus propósitos em um texto. Se elas não adicionam nenhuma informação importante para o leitor, elas não precisam estar lá.

CONCLUSÃO

Não é necessário ser um mestre da língua para se comunicar, mas ter o cuidado com a forma com que se transmite suas ideias para o papel só tem a te trazer benefícios. A correção de texto é uma parte fundamental do processo de escrita. Nenhum texto está pronto tão logo é escrito.

Seja rigoroso, mas não chato. Coerente, mas não prolixo. Objetivo, mas não vago.
Temos certeza que após essas dicas de como fazer a correção de texto, seus trabalhos escritos vão ficar ainda melhores.

Separamos para você três dicas para ajudá-lo(a) a resumir um texto, não deixe de conferir.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo(a) a escrever melhor.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

 

Explore mais

Sem categoria

Técnicas de leitura dinâmica

Imagina ler vários livros em tempo recorde? Analisar textos rapidamente? Isso é o que a leitura dinâmica promete , mas é preciso cuidado e atenção…

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a