DICAS PARA RESUMIR UM TEXTO

Compartilhar post

TRÊS DICAS PARA RESUMIR TEXTO

Vamos apresentar para você três dicas infalíveis para resumir texto. Esta é uma tarefa que visa tornar o material mais digerível, ao mesmo tempo que coloca em prática sua capacidade de estudo, interpretação e concisão.
A ideia de resumir texto pode ter como objetivo a assimilação e compreensão profunda do texto estudado, ou a intenção de sintetizar o material e torna-lo inclusivo a outro.

Vamos te passar três dicas infalíveis para resumir texto com sucesso.

DICA 1

Comece lendo todo o material a ser resumido. Marque, sublinhe, aponte, etc. A intenção é dar ênfase aos pontos importantes e identificar as melhores ideias. Na dúvida do que é ou não importante, se pergunte: “Como eu explicaria isso para meus avós?”
Depois, releia as suas marcações.

DICA 2

Faça um breve resumo dos parágrafos de forma a manter tudo bem enxugado. Busque os trechos que explicam a ideia, os pontos-chave do assunto. Não precisa falar de como o autor chegou a essa conclusão, nem ficar citando e referenciando ele o tempo todo.
Seja breve, não precisa repetir todas as palavras que você leu.

DICA 3

Quanto ao tamanho, vária. Alguns resumos podem ser maiores do que outros, sem problema algum. O importante é abordar o assunto principal de forma clara e objetiva. Uma boa regra a ser seguida é trabalhar próximo dos 25% referentes ao material original.
O resumo nunca pode ser tão complexo ou extenso quanto o material base.

CONCLUINDO

Um erro muito comum ao resumir texto é acreditar piamente que a intenção é fazer uma cópia. O que, como vimos, não é mesmo. O resumo é uma tarefa com o objetivo simples sintetizar o objetivo final do texto, tornando-o mais palatável e breve, sem perder o conteúdo principal.

O hábito de resumir textos pode fazer maravilhas ao seu aprendizado, experimente fazê-lo ao fim de cada leitura e estudo.

Se está sem tempo para resumir um texto, nós fazemos por você. Basta acessar este link e fazer o pedido, sem burocracia.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br.

Abraço.
Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Sem categoria

Técnicas de leitura dinâmica

Imagina ler vários livros em tempo recorde? Analisar textos rapidamente? Isso é o que a leitura dinâmica promete , mas é preciso cuidado e atenção…

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a