Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

COMO RESUMIR TEXTO

É comum que os professores peçam aos seus alunos para resumir texto de livros, artigos, ou filmes relacionados à matéria. Essa é uma tarefa que visa aprofundar o aluno no assunto, ao mesmo tempo que coloca em prática sua capacidade de estudo, interpretação e concisão.

A ideia de resumir texto é assimilar e compreender o que se estudou — não copiar de uma página para a outra — e a partir de seu próprio entendimento, colocar as palavras no papel. O resumo de texto serve para fazer nosso cérebro absorver a informação e transformá-la em conhecimento.

Mas, como resumir texto?

PRIMEIRAMENTE, LEIA

Comece lendo todo o material a ser resumido. Marque, sublinhe, aponte, etc. A intenção é dar ênfase aos pontos importantes e identificar as melhores ideias. Na dúvida do que é ou não importante, se pergunte: “Como eu explicaria isso para meus avós?”
Depois, releia as suas marcações.

ATENÇÃO AOS PONTOS-CHAVE

Faça um breve resumo dos parágrafos de forma a manter tudo bem enxugado. Busque os trechos que explicam a ideia, os pontos-chave do assunto. Não precisa falar de como o autor chegou a essa conclusão, nem ficar citando e referenciando ele o tempo todo.
Seja breve, não precisa repetir todas as palavras que você leu.

TAMANHO É DOCUMENTO

Quanto ao tamanho, vária. Alguns resumos podem ser maiores do que outros, sem problema algum. O importante é abordar o assunto principal de forma clara e objetiva. Uma boa regra a ser seguida é trabalhar próximo dos 25% referentes ao material original.
O resumo nunca pode ser tão complexo ou extenso quanto o material base.

CONCLUINDO

Um erro muito comum ao resumir um texto é achar que a ideia é escrever tudo que vem à mente. Copiar para o papel tudo o que se estudou. O que, como você esclarecemos, não é o caso.

O resumo é uma tarefa com o objetivo simples de fazer a essência do texto ficar enraizada no seu cérebro.
O hábito de resumir textos pode fazer maravilhas ao seu aprendizado. E o que se aprende de verdade, nunca se esquece.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br.

Se está sem tempo para resumir um texto, nós fazemos por você. Basta acessar este link e fazer o pedido, sem burocracia.

Se tem interesse em escrever para blogs ou sites, não deixe de conferir esse outro artigo, Dicas para  escrever para blog e site.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Sem categoria

Então, o ponto!

A receita é fácil, é só amassar bem até dar o ponto… O doce de leite ainda não chegou no ponto. 0 pé-de-moleque passou do

Sem categoria

Escrita Criativa

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor… Isso é: ESCRITA CRIATIVA   A