Três Passos para Resumir Textos

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Da escola primária à faculdade, é muito comum que os professores peçam aos seus alunos para resumir textos de livros, artigos, ou filmes relacionados à matéria. Essa é uma tarefa que visa aprofundar o aluno no assunto, ao mesmo tempo que coloca em prática sua capacidade de estudo, interpretação e concisão.

A ideia de resumir texto é assimilar e compreender o que se estudou — não copiar de uma página para a outra — e a partir de seu próprio entendimento, colocar as palavras no papel. O resumo de texto serve para fazer nosso cérebro absorver a informação, ao invés de apenas lambê-la e esquecê-la logo em seguida.

Mas, como resumir um texto?

Vamos responder isso em três passos simples.

PASSO 1

Antes de mais nada, apenas leia todo o material a ser resumido. Marcando, sublinhando, apontando, etc. A intenção aqui é dar ênfase aos pontos importantes e identificar as melhores ideias. Na dúvida do que é ou não importante, se pergunte: “Como eu explicaria isso para meus avós?”

Depois disso, releia tudo, dando maior atenção a suas marcações.

PASSO 2

Faça um breve resumo dos parágrafos, de forma a manter tudo bem enxugado. Busque os trechos que explicam a ideia, os ponto-chaves do assunto. Não precisa falar de como o autor chegou a essa conclusão, nem ficar citando e referenciando ele o tempo todo. Seja breve, não precisa repetir todas as palavras que você leu.

Ao se tratar de um vídeo, ou filme, registre apenas as motivações dos personagens e os principais acontecimentos. O que os personagens querem? O que (ou quem) os impede de conseguir isso? Como eles resolveram esse problema?

PASSO 3

Quanto ao tamanho, vária. Alguns resumos podem ser maiores do que outros, sem problema algum. O importante é abordar o assunto principal de forma clara e objetiva. Uma boa regra a ser seguida é trabalhar dentro do que seria metade da metade do texto. Ou seja, 25%.

O resumo nunca pode ser tão complexo ou extenso quanto o material original.

CONCLUSÃO

Um erro muito comum ao resumir um texto é achar que a ideia é escrever tudo que vem à mente. Copiar para o papel tudo o que se estudou. O que, como você viu, não é o caso.

O resumo é uma tarefa com o objetivo simples de fazer a essência do texto ficar enraizada no seu cérebro. Resumir o texto pode se tornar um hábito na sua vida, isso porque, segundo estudiosos, o resumo é capaz de transformar a informação em aprendizado.

E o que se aprende de verdade, nunca se esquece.

Se tem interesse em escrever para blogs ou sites, não deixe de conferir esse outro artigo.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo a escrever melhor.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Sem categoria

Então, o ponto!

A receita é fácil, é só amassar bem até dar o ponto… O doce de leite ainda não chegou no ponto. 0 pé-de-moleque passou do

Sem categoria

Escrita Criativa

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor… Isso é: ESCRITA CRIATIVA   A