Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor…

Isso é: ESCRITA CRIATIVA

 

A escrita criativa é uma forma de escrever deixando-se de lado toda aquela linguagem rebuscada para abraçar com carinho a coesão, a simplicidade e a emoção. O resultado disso? A melhor transmissão de ideias e a conexão com seu leitor alvo; ou seja, aquele para quem você escreve.

Pensando em te ajudar a escrever melhor, separamos algumas dicas práticas:

Escreva sempre

Tenha foco

Mantenha o hábito de ler

Releia o que você escreve, várias vezes se for preciso.

 

Se você já tem o hábito de escrever, mas sempre peca por falta de criatividade, fique de olho nas técnicas abaixo:

1.Prefira as frases curtas

O leitor só consegue captar um número de palavras antes dos olhos pedirem arrego, frases curtas reduzem a chance de erros.

E sabe o que mais? Não precisamos tanto de conjunções, não tropeçamos em concordância e não erramos na vírgula. O segredo do sucesso são 150 caracteres.

Você pode também intercalar frases curtas com períodos longos, o texto vai ganhar uma cadência melhor dessa forma.

2. Sentenças positivas sempre

Fale sempre o que um serviço, produto, objetivo, fato é, e não o que ele não representa. Para que citar frases vazias? Foque nos pontos positivos.

3. Palavras simples

Na maioria das vezes as palavras empoladas e desconhecidas despertam desconfiança no leitor. Soam quase como uma dúvida.

Seja simples e claro.

4. Reduza os adjetivos

Aprendemos na escola que o adjetivo qualifica o substantivo, mas em se tratando de comunicação eles são inimigos mortais. Assim, corte o excesso e utilize apenas adjetivos que realmente torne o substantivo mais preciso.

Escrita criativa é também sobre cortar excessos.

5. A voz ativa é sua melhor amiga

Essa dica é bem simples: coloque o sujeito para realizar a ação.

O verbo tem voz, mas é essencial que algum sujeito fale por ele.

 

Como aplicar a escrita criativa?

De maneira prática, você pode aplicar a escrita criativa, por exemplo, nos textos que escreve para a internet, no seu blog ou redes sociais, com a intenção de responder as dúvidas dos seus clientes — e claro, possíveis futuros clientes —, se relacionando assim, de maneira espontânea e atraente.

Você pode, também, fazer uso da escrita criativa ao redigir um e-mail para seus colaboradores, escrever para seu parceiro, ou até mesmo para escrever um roteiro para vídeo comercial ou uma matéria para revista.

E não para por aí, a escrita criativa, fazendo uso da criatividade, coesão e emoção, pode ser utilizada todas as vezes que você precisar colocar uma palavra após a outra; seja em um trabalho de faculdade, uma carta de apresentação — para conquistar AQUELE emprego — ou, até mesmo, na hora de jogar um xaveco para alguém “especial.

 

Gostou desse texto?? Continue seguindo nosso blog..

Não deixe de conferir nossos outros artigos:

Resumo Online – Como Proceder

Vantagens de contratar um site para redigir texto

Explore mais

Sem categoria

Então, o ponto!

A receita é fácil, é só amassar bem até dar o ponto… O doce de leite ainda não chegou no ponto. 0 pé-de-moleque passou do

Sem categoria

Escrita Criativa

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor… Isso é: ESCRITA CRIATIVA   A