Como fazer um artigo de opinião

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

COMO FAZER UM ARTIGO DE OPINIÃO.

Um artigo de opinião é uma dissertação com uma conclusão pessoal, sua, e como todo texto deve ter aquelas três fases mágicas: começo, meio e fim. Simples assim.

Opinião todos temos, certo? O grande problema é transportá-la para o papel.

Comece seu artigo de opinião com um parágrafo curto explicando logo de cara para o leitor do que o texto tratará, o que você irá dizer. Períodos curtos, sempre! Aqui não é lugar para esmiuçar ou entrar em detalhes. Fale do problema sem entrar no mérito, é apenas a introdução. Em seguida, já no parágrafo seguinte – escrever curto é a alma do negócio – diga logo dos prós e dos contras do tema proposto, aqui sem puxar sardinha para lado nenhum, nem direita e nem esquerda, certo? Por fim, a conclusão, sua opinião sobre o assunto, o problema.

Termine de maneira clássica, fixando bem seu ponto de vista, mas sem encerrar a matéria. Deixe algumas indagações no ar, para serem respondidas pelo leitor, ainda que mentalmente, subjetivamente. E seja sempre estiloso, capriche nos adjetivos, mas sem encher muita farofa com linguiça, que aí o texto fica empolado e você dá um tiro no pé.

Lembre-se: você está se comunicando e tem que ser simpático com quem está lendo o seu texto. A isso se chama interatividade.Seguindo essas dicas você com certeza fazer um bom artigo de opinião.

No nosso blog temos diversos artigos que podem ajudá-lo a escrever melhor, se quer dicas para escrever de forma mais criativa, recomendamos este artigo.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa para falar sobre artigo de opinião, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo(a) a escrever melhor.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Sem categoria

Então, o ponto!

A receita é fácil, é só amassar bem até dar o ponto… O doce de leite ainda não chegou no ponto. 0 pé-de-moleque passou do

Sem categoria

Escrita Criativa

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor… Isso é: ESCRITA CRIATIVA   A