Origem da palavra Blog

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você ainda não leu nada sobre a origem dessa palavra, não é mesmo?

Com a popularização da internet, plataformas de compartilhamento de conteúdo se tornaram as queridinhas do público geral, mesmo antes de as redes sociais “explodirem”. E entre essas plataformas estão o blogs, que começaram como diários pessoais no ambiente virtual, no finalzinho dos anos 1990, e rapidamente foram encarados como o meio ideal de divulgar informações e ideias na internet.

Antes de entender melhor a origem desse termo, cabe reforçar que o blog é um site que pode ser utilizado tanto no âmbito pessoal quanto no profissional. A ferramenta é responsável por permitir que os usuários produzam conteúdo e distribuam ideias para outras pessoas. Um blog possui uma estrutura bem diferente de outros sites, como os institucionais ou portais de notícias mais tradicionais, e trabalha buscando engajar os seguidores e ranquear de forma positiva no google.

Origem do termo Blog

Os blogs surgiram como uma alternativa aos espaços virtuais nos primórdios da internet, como fóruns e salas de chat, porque as pessoas começaram a sentir a necessidade de ter um espaço próprio onde divulgar suas ideias. Eles começaram a se popularizar no finalzinho dos anos 1990, ganhando ainda mais popularidade no início dos anos 2000 quando as primeiras plataformas de hospedagem gratuita de blogs começaram a surgir.

O termo vem de “weblog”, que significa algo como “registro na web”. Esse termo foi criado em 1997 por John Barger e abreviado para “blog” em 1999 por Peter Merholz, que, brincando com a palavra weblog, dividiu-a em duas partes para gerar a frase “we blog” (“nós blogamos”). Depois disso, aos poucos todo mundo adotou a abreviação e o termo blog foi disseminado, e os usuários mais comprometidos começaram a ser chamados de “bloggers”, ou, na versão tupiniquim, “blogueiros”.

O Palavra Pronta é especialista em criação de sites, blogs e conteúdos que possam gerar, de verdade, engajamento, convertendo para aumento de procura, reforço de marca e vendas.

Entre em contato e saiba mais!

Explore mais

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a

Coluna

Origem da palavra Blog

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você