ESCOLHA O TIPO DE TEXTO
QUE VOCÊ PRECISA:

Mídias Digitais
EXEMPLOS

O QUE É UM ARTIGO?

Um artigo, seja ele científico, de opinião ou jornalístico, é um texto elaborado com a finalidade de discorrer a respeito de um assunto específico, pautado em um tema estudado, ou compreendido, pelo escritor.

No geral é um material não muito extenso, que visa elucidar uma matéria, apresentar e discutir uma ideia, métodos, técnicas, processos e resultados sucintos de uma pesquisa. Um artigo geralmente, não excede 20 página, mas pode ir além disso dependendo da complexidade do tema abordado e sua metodologia.

Agora um artigo de internet, que é um material com a mesma finalidade dos demais tipos de artigos, busca ser ainda mais sucinto e breve, trabalhando com não mais do que 2000 palavras na maior parte das vezes. Isso porque na grande rede, o público preza pela agilidade do conteúdo, sem rodeios.

Um artigo pode possuir três estilos distintos: informal, jornalístico e acadêmico. Eles se diferem no tocante ao seu linguajar, mas o objetivo é o mesmo, passar a informação ao leitor alvo, de forma clara, coerente e objetiva, esclarecendo os pontos nebulosos do assunto, incentivando o debate, o senso crítico e o conhecimento.

O artigo, como o conhecemos, teve sua origem no século XVIII. Surgiu como ideias que circulavam em cartas entre Paris e Londres. No período, este tipo de correspondência de expressão crítica entre eruditos e estudantes, ficou conhecido como Republique des Lettres, e teve um enorme problema de volume, já que com o tempo a quantia de cartas trocadas acabara por congestionar os correios. Com o tempo o método se profissionalizou e encontrou alivio através da impressa, sendo publicado em jornais e folhetins, na maioria das vezes sendo monopolizado pelos “endinheirados” da época.

Hoje o processo para escrever um artigo se tornou muito mais democrático, devido ao acesso a informação e aos meios de comunicação e publicação. Mas quem hoje pode publicar um artigo até mesmo nas redes sociais, mal imagina o quão trabalhoso era esse processo há dois séculos.

Precisa escrever um artigo mas não tem tempo, ou prática? Temos os melhores redatores à sua disposição.



AVISO LEGAL

Não supre a criatividade de seu trabalho.
É simples fonte de referência.
Todos os direitos autorais sobre o texto serão seus.
As citações, bibliografia e referências são mencionadas e preservadas.
Ir para o Topo