Como Fazer Uma Petição Inicial Trabalhista

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

O direito do trabalho é complexo e exige bastante conhecimento do profissional para extrair seu máximo, sem falar nas mudanças constantes nas Leis, eis a recente reforma trabalhista com o advento da Lei nº 13.467/17.

Por isso, buscando ajudá-lo, listamos algumas dicas de como fazer uma petição inicial trabalhista nos termos dos novos ditames legais, além de descomplicar a forma de interpretar a Lei e aplicá-la ao caso concreto.

Dicas para elaborar sua petição inicial trabalhista

1) Crie um roteiro com questões que você considera importantes e que possam te ajudar a elaborar a melhor defesa e pedidos, como por exemplo, detalhar dados importante referentes a jornada de trabalho, danos morais, rescisão contratual, diferenças salariais, tutela antecipada, quais provas produzir, entre outros. Converse com seu cliente, entenda a situação, faça uma triagem.

2) Identifique todos os direitos possíveis que o trabalhador possui, liste-os conforme cada artigo correspondente, faça um checklist.

3) Elabore a reclamação trabalhista escrita de acordo com os ditames dos artigos 651, 840 e 852-B, todos da CLT e artigo 319 do NCPC. Em síntese:

A) Designação da autoridade a quem for dirigida – Verificar a competência;

B) Qualificação do reclamante e reclamado;

C) Designação do rito processual (ordinário ou sumaríssimo: este é determinado pelo valor da ação) e os Cálculos preliminares;

D) Resumo dos fatos e direitos que originaram o dissídio;

E) Pedidos listados, todos fundamentados, use além da Lei jurisprudências, súmulas, etc.;

F) Valor da ação;

G) Provas que pretende produzir;

H) Realização ou não de audiência de conciliação/mediação;

I) Data e assinatura do reclamante/representante.

Essas foram nossas dicas para ajudá-lo a fazer uma petição inicial trabalhista, são dicas rápidas e úteis, perfeitas para você que busca alguma auxílio na hora de fazer as suas primeiras petições iniciais trabalhista.

Fique de olho no nosso blog para mais dicas como essa. Se a sua intenção é fazer uma petição inicial conforme o novo CPC, recomendamos este artigo.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo(a) a escrever melhor.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

Explore mais

Sem categoria

Então, o ponto!

A receita é fácil, é só amassar bem até dar o ponto… O doce de leite ainda não chegou no ponto. 0 pé-de-moleque passou do

Sem categoria

Escrita Criativa

Se faça entender, passe seu recado mas de forma cativante… Assim cada linha será  “ consumida” por seu leitor… Isso é: ESCRITA CRIATIVA   A