Breves dicas de português

Compartilhar post

Onde ou Aonde?

Muita gente boa confunde “onde” com “aonde”. Na imprensa e em livros, sites badalados e jornalistas sérios e famosos cometem esse equívoco.

Onde exprimirá sempre lugar físico, Aonde a movimento ou ao local em que se quer chegar:

Exemplos:

  • Onde fica o restaurante?
  • Aonde buscar a solução para a crise financeira?

Falsos sinônimos

Há palavras que você acha que exprimem o mesmo significado, a mesma ideia. No entanto, maltratadas pelo uso, na verdade não tem o mesmo sentido, a mesma acepção.

“Normal” e “comum”, por exemplo, dois adjetivos geralmente substituídos ente si e tratados como sinônimos, não significam a mesma coisa.

Normal é o que está de acordo com a norma, o regulamento. O próprio nome já diz. Comum é aquilo corriqueiro, cotidiano, ordinário.

Exemplo:

  •  Portanto, a violência não é normal. Ela é comum.

Redundâncias ocultas, mas gritantes

Se você gosta de ler livros, já se deparou com expressões como esta: “fulano de tal, com um sorriso nos lábios”… Ora, só se pode sorrir com os lábios. Não é possível sorrir com a testa, se bem que exista a figura poética de “sorrir com os olhos” – mas aí o que não é usual é que deve ser destacado.

É como “política pública”. Toda política é pública. Quando se trata de política privada da empresa, é que se deve destacar o complemento.

 

E aí, o que achou das nossas breves dicas de português? Esperamos ter conseguido enriquecer um pouco mais o seu domínio da língua.

Explore mais

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a

Coluna

Origem da palavra Blog

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você