8 DICAS PARA FAZER CORREÇÃO ORTOGRÁFICA

Compartilhar post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Dicas para realizar correção ortográfica!

Ao falarmos em correção ortográfica é preciso lembrar que o português não é uma das línguas mais fáceis do mundo, principalmente no quesito escrita. E falando em escrita, a diferença desta em relação a fala é uma das grandes armadilhas da ortografia. Além dos vícios de linguagem que desencadeiam uma série de erros ortográficos.

Mas diversas situações nos exigem escrever de forma correta e coerente com as normas ortográficas vigentes, e nem sempre temos como pedir socorro aos programas de correção ortográfica.

Pensando nisso, elaboramos algumas dicas simples de correção ortográfica que você pode aderir no seu dia a dia e melhorar seu português.

1. Leia muito. Ler te ajudará a escrever melhor, aumentará seu vocabulário e com certeza ao ler com atenção melhorará sua ortografia.

2. Escreva. Praticar é sempre a melhor forma de aprender algo.

3. Consulte. Na dúvida acerca da grafia de alguma palavra ou pontuação, pesquise, provavelmente você não cometerá o mesmo erro. Entenda o motivo do erro, existem várias ferramentas para te auxiliar como o velho e bom dicionário e a internet.

4. Aprenda as regras ortográficas. Não há outra maneira de conhecer o certo e o errado do que aprendendo pelo menos as principais regras de cabeça. Como por exemplo: o trema não é mais utilizado na nova ortografia, ele permanece somente em nomes próprios ou palavras estrangeiras; os hiatos ‘oo’ e ‘ee’ não são recebem acento circunflexo; os verbos no passado terminam com “ram” e no futuro com “rão”; na frase em que o sujeito é simples o verbo deverá concordar com ele em número e pessoa e o sujeito composto em regra será plural.

5. Ao utilizar as redes sociais e aplicativos de mensagens procure escrever corretamente, aproveite que alguns possuem corretor ortográfico, ative-o, e fique atento as correções, assim você poderá praticar enquanto conversa com amigos e familiares.

6. Releia o seu texto quantas vezes forem necessárias.

7. Esforce-se para falar corretamente. A boa comunicação abre portas, é muito importante no mercado de trabalho e pode te ressaltar, sem falar em exames, concursos e cursos.

8. Uma dica de ouro: evite repetições e encontre sinônimos!

Pronto, seguindo essas dicas você conseguirá fazer uma excelente correção ortográfica.

Caso queira conversar com nossos especialistas da escrita criativa, ligue para (34) 3612-1362 ou envie um e-mail para contato@palavrapronta.com.br. Será um prazer ajudá-lo(a) a escrever melhor.

Precisa de dicas para fazer uma correção de texto? Temos um artigo inteiro dando dicas imperdíveis de como fazê-la. Só clicar no link.

Equipe Palavra Pronta.
www.palavrapronta.com.br

 

Explore mais

Coluna

Técnicas para discurso político

Aqui nós vamos ensinar alguns truques retóricos muito utilizados em discursos políticos – daqueles que enganam bem os ouvintes menos atentos. Vamos começar com a

Coluna

Origem da palavra Blog

Você está num blog, existem inúmeros, com todo o tipo de assunto: beleza, saúde, bem-estar, culinária, dicas práticas e por ai vai…Mas bem provavelmente você